Flor de Lapela (Boutonniére) – Tendências

A flor de lapela constitui um acessório que ajuda a destacar as pessoas mais importantes de um casamento: o noivo, os pais dos noivos e os padrinhos. Deve estar SEMPRE na lapela esquerda do casaco, acima da altura do bolso. O local correcto corresponde à “casa” da lapela, que serve precisamente para o efeito. No entanto, há fatos que não têm esta casa, pelo que o bolso será sempre a referência.

O pé da boutonniére deve estar SEMPRE visível, ou seja, não o devem enfiar na dita casa da lapela mas sim colocá-la com a ajuda de um alfinete próprio (que todas as floristas têm, descansem!).

Se o noivo e padrinhos/pais vão vestir a mesma roupa (como fazem os americanos), a boutonniére do noivo deve ser diferente da dos padrinhos (o noivo merece destaque, como é óbvio!). Caso contrário, a composição floral da lapela do noivo e dos padrinhos/pais pode ser a mesma (a própria roupa já diferencia o noivo) – ver imagem seguinte:

Aqui seguem algumas sugestões de boutonniéres com gravatas claras:

Mais inspirações, para combinações com gravatas coloridas. Lembrem-se de acertar com a noiva as cores das gravatas e das flores das boutonniéres, para que não haja choques de cor!

ATENÇÃO: Ninguém vos pode obrigar a levar flores na lapela!! Podem sempre combinar com a florista usar algo menos… floral! Também temos algumas ideias para quem tem alergias (patológicas ou psicológicas!): optem por levar bagas, folhas, penas, plantas secas. Vejam como fica muito elegante:

Temos uma secção especial para boutonniéres com laço. Para um trajar mais formal, adopta-se por uma boutonniére clássica, mas não é obrigatório que assim o seja. Qualquer uma das propostas anteriores pode adequar-se ao traje escolhido.

Notas Importantes:

  1. Não se deixem convencer por flores de tecido/artificiais ou em crochet (isso sim, é um acessório muito pouco masculino!).
  2. Até pode ser que a noiva decida a boutonniérie que vão usar, no entanto, é o NOIVO quem tem que ir à florista no dia ou na véspera do casamento, levantar estes adereços e entregar os respectivos ao seu pai e padrinhos (do noivo, claro está! A noiva trata dos seus).
  3. Considera a hipótese de encomendar 2 boutonniéres só para ti; isto porque, depois da cerimónia propriamente dita, os abraços dos convidados podem desmanchar as flores. Assim, nessa altura, podes sempre trocar por outra idêntica e “novinha em folha” (literalmente!) para que fiques sempre bem nas fotografias!
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário