Noivas à beira de um ataque de nervos – “Bridezillas”

Não é para vos assustar mas as nossas doces Noivas podem literalmente transformar-se em monstros manipuladores e dominadores. E parece ser um fenómeno tão frequente que os americanos já inventaram a palavra que as define: Bridezillas!! Ora, o nome diz tudo!

O que acontece é que todas as mulheres imaginam que o dia de casamento será perfeito, a começar pelo vestido, o penteado e a maquilhagem, a decoração floral, o serviço de catering…. e tudo e mais alguma coisa! Provavelmente já se imaginam vestidas de noiva, numa carruagem adornada parada à porta da igreja, quando ainda estás a acabar a frase “queres casar comigo”!

Quando finalmente chega a hora de planear o casamento, estas noivas da era moderna não se deixam deter por nada (mesmo NADA!) para conseguirem a melhor cerimónia e festa de casamento possível. Cedem facilmente à pressão da perfeição que impõem e o seu temperamento torna-se muito difícil de controlar (não, não é apenas o síndrome pré-menstrual!).

Ainda não acreditam que a vossa adorável namorada se possa transformar assim? Vejam isto e já falamos:

Um casamento pode parecer, logo à partida, simples de organizar mas a noiva logo se apercebe que vai dar mais trabalho do imaginava (sim, normalmente é ela a primeira a aperceber-se da imensidão de detalhes que é necessário definir). Fica obcecada com a organização e o planeamento e, como não consegue confiar em ninguém (muitas das vezes nem no noivo!) para conseguir o que idealizou, acaba por arcar com todas as responsabilidades e obrigações. Quando se apercebe de que não consegue, já está num estado de nervos tal que vai “descarregar” toda a sua fúria e irritação em todas as pessoas à sua volta.

Como controlar a Bridezilla?

Prevenção é a chave! Uma das primeiras medidas a tomar após o pedido de casamento (não precisa de ser no mesmo dia!) é definir em linhas gerais o tipo de cerimónia e de festa que vão querer e distribuir logo algumas tarefas e responsabilidades. Acertem que ninguém vai decidir nada sozinho (e cumpram a promessa!), façam uma espécie de pré-acordo.

  1. O ideal é estruturar um plano de acção e segui-lo à risca. Por norma, a noiva trata da decoração floral mas podes sempre acompanhá-la na primeira reunião com a florista, para saberes o que ela quer e para poderes dar-lhe algum apoio mais tarde. O noivo pode então procurar a banda/DJ que vai animar o copo-dágua. Enfim, tentem equilibrar e distribuir de forma lógica o trabalho.
  2. Vai perguntando (uma vez por semana) o que é que ela já conseguiu fazer e não a censures por alguma tarefa que esteja atrasada. Oferece-lhe ajuda mas SÓ se realmente tiveres disponibilidade para o fazer.
  3. Não precisas de concordar com tudo o que ela diz mas se tiveres alguma crítica a fazer, fá-la com calma e na hora (esperar para quando já vai tudo a meio caminho é um erro crasso!).
  4. Estão sempre a tempo de rectificar alguma coisa. Se definiram que iam fazer os vossos próprios convites mas os fins-de-semana não chegam para tudo e ainda nem conseguiram decidir que papel usar, está na altura de ceder e mandar fazer os convites naquele fornecedor fantástico que viram na Expo Noivos. Fica mais caro? Não vão ser mais 100 € que vão deitar a casa abaixo.
  5. Não estejam sempre a falar do casamento. Se vires que é difícil, definam que aos sábados não se fala disso e aproveitem para sair, divertir-se e libertar as tensões. Se tiverem de falar sobre o assunto no fim de um dia de trabalho, façam-no ao sabor de um bom vinho (atenção, o obejctivo é relaxar e não embebedar!)
  6. Atende sempre o telefone. Não a evites. Se ela só quer disparatar com alguém faz ouvidos moucos e diz-lhe que vai correr tudo bem, que vão arranjar solução, que vão ultrapassar tudo. O dia vai ser vosso e não vão deixar que pequenos pormenores arruinem tudo, não é? Basta lembrá-la disso. Se mesmo assim ela continuar de “fel e vinagre”, dá-lhe algum espaço e tempo para pensar no que está a fazer e ela vai acabar por acalmar.
  7. Tenta não falhar nas tuas tarefas. Se ela só descobre que não marcaste o jantar de degustação porque foste para os copos com os teus amigos ou porque era no mesmo dia do Benfica-Porto vais ficar chamuscado, acredita! Põe alertas na agenda do teu telemóvel.
  8. Por vezes nada do que possas fazer vai fazê-la sentir melhor mas pensa que é só uma fase e que depois do casamento tudo voltará à normalidade. Além disso, foca a tua atenção na lua-de-mel e vais ver que compensa tudo!

Vai correr tudo bem, vão ver!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário